sábado, novembro 4

Origem e evolução dos artrópodes

Os Artrópodes surgiram há mais de 500 milhões de anos no período Câmbrico juntamente com muitos outros grupos de Invertebrados. É um grupo claramente relacionado com os Anelídeos no qual acreditam que sejam seus ancestrais. Esta semelhança reflete-se, sobretudo na segmentação, no plano geral do sistema nervoso e no tipo de desenvolvimento embrionário. Assim, esperava- se que os Artrópodes primitivos apresentassem um grau de segmentação acentuado, ou seja, serem compostos por numerosos segmentos cada um possuindo um par de apêndices semelhantes.
Os Artrópodes movimentam-se não por deformações do corpo, como os Anelídeos, mas utilizando apêndices locomotores específicos. A musculatura constituindo nos Artrópodes é basicamente vários feixes que se fixam internamente ao esqueleto e atua, tal como os apêndices, para elevar o corpo e permitir o movimento. O processo de evolução dos artrópodes é conhecido como processo de Artropodização.
Estes animais passaram a apresentar um esqueleto externo (exoesqueleto) rígido, pelo endurecimento de sua cutícula, o qual lhe conferiria uma grande vantagem contra eventuais predadores e contra choques mecânicos. Em princípio, deveria ocorrer um par de apêndices em todos os segmentos formadores do corpo do animal. Estes apêndices apresentariam inicialmente uma função locomotora, mas, rapidamente, alguns anteriores devem ter se transformado para uma função alimentar. Estes apêndices associados à musculatura estriada, em feixes geralmente antagônicos, passaram a apresentar uma movimentação mais rápida e forte, permitindo uma maior eficiência nos deslocamentos deste animal, bem como na manipulação do alimento.

Concluindo, durante o processo de artropodização, o ancestral dos artrópodes (analideos) deve ter se transformado de um animal mole, lento, com estruturas locomotoras e alimentares pouco eficientes, com uma percepção restrita do ambiente, em um animal com exoesqueleto rígido protetor, rápido e mais eficiente na captura e manipulação dos alimentos devido aos apêndices articulados locomotores e/ou alimentares, e com uma evidente melhor percepção do ambiente. Tudo isso combinado formou um plano-básico corpóreo extremamente eficiente, que permitiu um enorme sucesso evolutivo ao grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo